Fico muito feliz em passar, a partir de 2018, em fazer parte da equipe permanente do Estratégias Narrativas. Não tive como (e nem quis) dizer não ao convite de Laura Cohen para me juntar de forma oficial a esse time de pessoas com tanto talento e tão generosas. Para quem ainda não conhece, trata-se de "[…] um espaço construído por escritores e pesquisadores para oferecer cursos, ateliês, palestras e oficinas de escrita e literatura de forma acessível, prática e criativa."

Pegando a ponte belorizontina, pude participar, em 2017, de uma oficina de edição de poesia, à qual demos o nome de "Masterclass", na falta de termo melhor, inspirados no mundo da música. Numa masterclass musical, um músico mais experiente escuta e intervém em interpretações de músicos iniciantes, sem o objetivo de "dar aula", mas sim de produzir ao vivo uma compreensão mais ampla tanto da apresentação em si quanto da música como manifestação artística. Transportando a ideia para a escrita poética, fizemos a leitura de partes de livros que estão sendo preparados por 10 poetas "mineiros", o que rendeu um sábado a meu ver muito poético, nos sentidos amplo e estrito. A ideia é aproveitar o mesmo formato para 2018, quem sabe ainda no primeiro semestre, mas modificando o nome "masterclass" para evitar os equívocos advindos do termo "master". 

Nessa ida a BH, além da própria Laura Cohen, tive o grande prazer de conhecer pessoalmente Flávia Péret e Eliza Caetano, duas poetas cujo trabalho eu já admirava. Laura acaba de publicar o excelente "Canção sem palavras", romance para o qual em breve devo publicar uma resenha aqui neste espaço. A Flávia Péret participou da masterclass com uma seleção de poemas que eu e os demais participantes achamos muito intensos e já prontos para aparecer em livro. O mesmo vale para Eliza Caetano, para quem já tinha feito o prefácio do livro "O caderno das inviabilidades", publicado em 2016 e um dos indicados para o Prêmio Oceanos de 2017. 

Enfim, 2018 começa para mim com o pé direito!

Compartilhamentos [© Caio Meira]
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *